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A importância das avaliações de clientes no e-commerce

Comprar na internet é um hábito que está se tornando cada vez mais normal, cada dia mais pessoas estão partindo para as compras online pela praticidade e diversidade de ofertas. Um dos grandes diferenciais de comprar algo online é poder ler avaliações de clientes reais sobre o produto que você está desejando e também sobre a loja que o está oferecendo.

importância avaliações loja online

As avaliações da loja e dos produtos podem ser administradas tanto pelo próprio vendedor como por empresas que prestam esse serviço de gerenciar avaliações, é o caso da Opiniões Verificadas ou do Google Avaliações do Consumidor.

DADOS SOBRE AVALIAÇÕES/REVIEWS NO E-COMMERCE

85,57% dos consumidores conferem opiniões de outras pessoas antes de realizarem uma compra. Sendo que 83,65% deles avaliam tanto os comentários positivos quanto os negativos antes de decidirem pela compra — Importance of Online Product Reviews from a Consumer’s Perspective

90% dos respondentes afirmaram serem influenciados por comentários positivos. Quando essa mesma comparação é feita em relação às avaliações negativas, o poder de influência atinge 86% — Dimensional Research

70% dos usuários tendem a confiar nos reviews de outros consumidores — Yourviews

AVALIAÇÕES NA PLATAFORMA DE E-COMMERCE

Algumas plataformas de e-commerce já possuem um sistema de avaliações nativo, nele os clientes podem deixar avaliações nos produtos ou fazer uma avaliação da loja após a compra.

AVALIAÇÕES USANDO SERVIÇO DE TERCEIROS

Muitas lojas online utilizam sistemas de terceiros para gerenciar as avaliações da loja e também dos produtos, nesse caso é preciso fazer uma integração com a plataforma para que tudo funcione corretamente.

Ter um blog também é uma ótima maneira de coletar avaliações de clientes, clique e entenda a Importância de um Blog para o E-Commerce.

PORQUE DEVO COLETAR AVALIAÇÕES DOS CLIENTES?

Não há dúvidas, as avaliações tem papel fundamental na decisão de compra, quanto mais dados você conseguir gerar através das avaliações, melhor serão os resultados.

Exemplo avaliações loja online

Algumas lojas vendem produtos com características únicas e podem explorar ainda mais as avaliações, criando perguntas específicas para determinados produtos. Por exemplo, se você vende alimentos, você pode perguntar sobre o sabor e assim criar uma base de dados única criada pelos próprios consumidores.

Lojas de roupas costumam perguntar se a peça ficou apertada ou folgada, e dessa maneira o próximo cliente poderá acertar na escolha da numeração, evitando custos com trocas e devoluções.

E O QUE FAZER COM AVALIAÇÕES NEGATIVAS?

Cada caso precisa ser analisado com cuidado, as avaliações negativas sobre produtos podem estar relacionadas ao mal uso ou podem ser algo positivo para outro cliente. Nossa sugestão é que você mantenha todas as avaliações, não apague as negativas, é melhor deixar de trabalhar com o produto que não for bem avaliado do que deixar o cliente insatisfeito.

CONCLUSÃO

As avaliações são muito importantes em qualquer loja online, você deve usá-las sempre.

Se a sua plataforma possuir um sistema de avaliações nativo, comece a usá-lo o quanto antes e estimule as pessoas a deixarem comentários.

Caso sua plataforma não possua o sistema nativo, comece a usar o Google Avaliações do Consumidor, ele é grátis e funciona muito bem.

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1 comentário em “A importância das avaliações de clientes no e-commerce

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