fbpx

Não existe Frete Grátis no E-Commerce

O Frete Grátis é algo que foi popularizado no Brasil de forma muito equivocada, grandes lojas online líderes de mercado usaram e abusaram desse termo e acabaram transformando algo bom em um grande problema.

Não existe FRETE GRÁTIS, as transportadoras não entregam de graça. Talvez a expressão correta deveria ser FRETE PAGO PELA LOJA.

O E-Commerce Brasileiro foi alavancado por grandes fundos de investimento que bancavam empresas que no final do ano davam prejuízo. Essas empresas usavam as condições de Frete Grátis e parcelamento em 12x sem juros de uma forma absurda. O consumidor foi muito mal (ou bem) acostumado.

Leia também: Como gerar tráfego para o e-commerce?

frete gratis nao existe

Nos dias atuais, muitos desses consumidores ainda exigem o Frete Grátis em compras com ticket médio muito baixo, sabemos que isso é impossível, a menos que a loja arque com o prejuízo na venda.

O Brasil é um país continental, com um sistema de transporte precário, não aproveitamos a malha ferroviária e muito menos as opções fluviais que são muitas. Isso faz com que o custo do frete seja alto e o serviço muitas vezes demorado.

Nos últimos anos as empresas estão tentando corrigir essa distorção na comunicação do Frete Grátis, mas não é uma tarefa fácil. Aos poucos o consumidor está entendendo que a entrega é um serviço, e esse serviço não é barato e pode comprometer toda a experiência de compra.

COMO CRIAR UMA POLÍTICA DE FRETES NA MINHA LOJA VIRTUAL?

Se você está entrando agora no e-commerce, sugiro fazer uma grande avaliação de mercado, acesse lojas virtuais do mesmo segmento, simule fretes para diversos lugares diferentes. Depois disso você precisa olhar para os seus custos internos, avaliar a sua margem e ver se é possível oferecer algum benefício no frete.

Sim, o Frete Grátis influencia muito na decisão de compra. Mas muitas empresas não se dão conta que podem colocar pelo menos uma parte do frete no preço do produto. Infelizmente a maioria dos consumidores prefere pagar 50,00 e não ter frete adicional do que pagar 30,00 + 20,00 de frete. É um fator psicológico.

Faça muitos testes, o e-commerce é algo fascinante pois você pode testar e melhorar todos os dias. Depois que a sua loja tem um tráfego constante, você terá base para testar diferentes opções de fretes. Por exemplo, você pode testar o Frete Grátis ou o Frete Reduzido para um estado durante um determinado período, depois avaliar e tomar a melhor decisão para seguir em frente.

Se você utiliza uma boa plataforma de e-commerce, você conseguirá fazer diversos testes e configurações por faixas de CEP, por cidades, estados, por produtos, categorias e muito mais.

Hoje também existem Gateways de Fretes que possibilitam fazer inúmeras configurações e integrações com diversas transportadoras. Frenet e Intelipost são exemplos de gateways de fretes.

Os custos com fretes são um dos maiores gastos em um e-commerce, por isso é muito importante fazer uma avaliação completa antes de começar e nunca parar de testar. Com uma boa estratégia de fretes, você com certeza terá um melhor resultado no final do mês.

NÓS AJUDAMOS EMPRESAS A SE DESTACAREM NA INTERNET ATRAVÉS DE CONSULTORIA E SERVIÇOS. CLIQUE E SAIBA MAIS

1 comentário em “Não existe Frete Grátis no E-Commerce

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?