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O caminho para deixar de ser refém do algoritmo e criar um negócio enxuto

O Instagram surgiu em 2010 com o intuito de oferecer uma plataforma para as pessoas postarem as suas fotos com algum filtro.

Quem não lembra do filtro hefe ou vintage?

Aquilo era o auge da rede social lifestyle, postar uma foto do pôr do sol com um filtro que deixava ela totalmente deformada.

Quais são os filtros mais usados no Instagram?

De tanto que as pessoas usavam esses filtros nas fotos, surgiu outro movimento.

Agora era a vez de mostrar que você não usava filtros.

As pessoas usavam a hashtag #semfiltro para mostrar o quando elas eram boas em fotografia, ou como elas tinham um celular melhor que o dos outros.

Mas no final era isso, o Instagram era uma rede lifestyle. Nele eram compartilhados conteúdos sobre a vida das pessoas, o que comeu, para onde viajou, como foi o casamento que participou.

Isso continua acontecendo, mas a pandemia trouxe um tipo de conteúdo diferente para a rede.

Como muitas pessoas estavam online e o Instagram era onde todos buscavam refúgio, o conteúdo informativo e educativo começou a tomar conta da plataforma.

Muito impulsionado, é claro, por verba de sobra de grandes empresas para promover esse conteúdo.

E as pessoas estavam buscando muito esse tipo de informação.

Durante a pandemia, muitos sabiam das notícias por meio do Instagram. (ou dos clássicos grupos de WhatsApp)

Mas, o Instagram não tinha sido construído para ser uma plataforma de conteúdo denso e o algoritmo sempre privilegiou o conteúdo que prende a atenção. (conteúdos curtos)

As lives bombaram na época, mas mesmo assim, não conseguiam reter tantas pessoas do início ao fim.

As notícias curtas e reels se desatacavam, a atenção fragmentada trazia mais retorno para a plataforma e também para os próprios produtores.

Onde eu quero chegar com esse papo?

Cinco anos se passaram depois da pandemia, e parece que o padrão de consumo está mais uma vez mudando. O Instagram está voltando a ser uma rede mais lifestyle mesmo.

Se você diz que aprende alguma coisa com profundidade no Instagram, você provavelmente está mentindo para si.

Ok, deve ter algum maluco lendo esse email que fique horas assistindo lives antigas no Instagram.

Mas, definitivamente, essa rede não é o melhor lugar para se aprender de verdade.

O erro que vejo todos os dias:

Muitas pessoas que desejam criar conteúdo para seus negócios estão focadas apenas no Instagram.

É claro que depende do segmento, mas sei que muitas delas estão apenas perdendo tempo nessa rede.

Gastando minutos preciosos do seu dia. Minutos que poderiam ser investidos em outros canais como:

⟶ Newsletter
⟶ YouTube
⟶ Blog

Pensa comigo.

Se você tem 5000 seguidores no Instagram, provavelmente alcançará uns 500 deles no seu feed e talvez uns 600 nos stories. (métricas que o Instagram mostra, não garante que eles realmente engajaram)

Porém, eles estão vendo o seu conteúdo no meio de uma enxurrada de outros conteúdos sobre os mais variados temas. Tudo muito rápido.

Talvez a atenção no seu conteúdo foi de três segundos no meio de uma hora de scroll estilo The Walking Dead. (a pessoa esquece e não lembra nem de quem era o conteúdo visto)

Agora, se você tem uma base de 1000 e-mails com uma taxa de abertura de 30%.

Você terá 300 pessoas que irão engajar pelo menos mais de três segundos com o teu conteúdo. E geralmente não estarão no modo zumbi.

Mil seguidores podem te ignorar. Um leitor de e-mail pode mudar teu negócio.

Se quiser, você pode simplesmente excluir a sua conta no Instagram, ou voltar a postar fotos do teu cachorro.

Ou do pôr do sol com um filtro mais moderno. (agora tem uns bem mais legais)

Como ganhar dinheiro com essa mudança?

Comece a escrever uma Newsletter quanto antes, construa uma base de pessoas que se interessem pelos seus produtos e suas ideias.

⟶ Use uma plataforma como o Substack para enviar esses e-mails. Aqui é possível monetizar a própria Newsletter por meio de assinatura, mas não é o caminho que indico no começo.

Se você tem um produto ou serviço (físico ou digital), você vai oferecer ele de forma natural nos seus textos, mostrando que você entende do assunto e levando as pessoas a comprarem ou pelo menos se interessarem.

Você não vai ficar mandando e-mails com ofertas todos os dias, você vai ensinar e criar uma audiência que estará muito mais engajada contigo.

⟶ Quando essa pessoa decidir comprar, ela vai lembrar de você.

E você terá gasto muito menos tempo e dinheiro criando posts e impulsionando no Instagram.

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E se você quer ter a minha ajuda para deixar de ser escravo do Instagram e começar a construir um negócio enxuto usando o digital do jeito certo, conheça a minha mentoria clicando no botão abaixo.

Mentoria VSN

Grande abraço.

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